Skip to content

massoterapeuta belo horizonte marcelo (31)97569006

Junho 11, 2015

  • 9
  • maio

A história da massagem é tão antiga quanto à do homem. Estudos arqueológicos indicam que, já na pré-história, o homem promovia o bem-estar geral e adquiria proteção contra lesões e infecções por meio de fricções no corpo.

De origem latina, a palavra massoterapia é a junção entre “masso”, que significa massagem, e “terapia”, que quer dizer tratamento. Portanto, é o uso da massagem através da manipulação dos tecidos moles para tratamento dos distúrbios do corpo. É uma terapia extremamente tradicional, mas que foi admitindo vertentes orientais e ocidentais. A maioria das culturas antigas praticava alguma forma de toque terapêutico: em seus métodos usavam ervas e óleos.

O mais velho livro sobre massagem é de 3000 a.C. e apresenta treze capítulos que mais tarde foram traduzidos para o francês. Neste período remonta à China, a origem do Anma durante as dinastias Zhou e Qin, à época do “Imperador Amarelo” Huang Di (a quem se atribui ser o formulador de toda a medicina tradicional chinesa). Anma é a técnica mais antiga praticada na Ásia, tendo influenciado a fundamentação e o desenvolvimento de várias outras técnicas, como o Shiatsu, o Tuiná e a massagem Sueca.

Registros em hieróglifos datados de 3.000 a.C. indicam a utilização da massagem também na Índia, era o início da Ayurvédica. Em 2760 a.C. Nei Ching descreveu o toque terapêutico como tratamento medicamentoso. Em 2500 a.C. os Egípcios criaram a reflexologia. Em 2000 a.C. surgem as primeiras escrituras lógicas sobre massagem.

Em 1000 a.C. Homero escreveu sobre um óleo medicamentoso usado para massagem e usou a terminologia unção e esfregar. Durante os Jogos Olímpicos em 776 a.C., os atletas gregos eram massageados antes e depois das competições. Plínio, famoso naturalista romano, era regularmente submetido a fricções para aliviar sua asma. Júlio César (o grande imperador romano) sofria de epilepsia e para alívio de suas crises de neuralgia e cefaléia, era submetido diariamente a sessões de pinçamentos.

Desta forma, a massagem percorreu todo o oriente, chegando finalmente aos países ocidentais através da França. E baseada em estudos da anatomia e fisiologia, surgiu a massagem cientifica ou massoterapia que conhecemos hoje.

Em algum momento nós já sofremos alguma lesão e sempre a nossa reação instintiva é a de friccionar ou segurar a área para diminuir a dor. E foi justamente esta reação simples que foi evoluindo até o sistema de massagens que conhecemos hoje. As ações primárias da Massoterapia resumem-se em maximizar a circulação da energia vital pelo corpo; estimular a circulação de uma forma geral; auxiliar no combate de dores; contribuir para a organização do tônus muscular; contribuir para a normalização das funções fisiológicas e auxiliar na administração das tensões e do estresse.

Boa massagem!

Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: