Skip to content

Qual a diferença entre Tui Na e Shiatsu?

Maio 25, 2010
Os registros mais antigos sobre massagem chinesa datam de 2.697 a.C. No início, existia um hábito simples entre os chineses, a nível familiar, de pressionar e esfregar as mãos e os pés com as pontas dos dedos para aliviar algum sintoma de dor. A pressão (“An” para os chineses) era a principal forma de toque desta massagem e, por isso, esta primeira técnica ficou conhecida como “An-Ma”, assim persistindo por muito tempo. Consistia originalmente, de manobras de pressão com as pontas dos dedos (Shin An); vai-e-vem com pressão ( Kim Fa), fricção (Mo Fa), pressão com o polegar (Thienn An), amassamento (Nieh Fa), amassamento-fricção (Cha Fa) e percussão (Po Fa); sobre os trajetos dos meridianos energéticos, porém sem uma preocupação específica sobre os acupontos.
Como uma evolução natural do An Ma, através da incorporação de manobras “Tuí” e suas variantes, surgiu o “Tui-Ná”, por volta do século XI . O Tui-Ná necessita do conhecimento dos meridianos de energia (seus trajetos e pontos de comando), centros energéticos, fatores de bloqueio de Ch´i, funções dos acupontos e manobras das mãos.
O sistema de medicina chinesa (Kampo) foi introduzida no Japão no século VI, aproximadamente uma década depois do budismo, que – acredita-se – entrou no Japão em 552, no período Asuka. E, desde então, permaneceu como o principal sistema de medicina do país a´te o fim do período Edo (1603-1867). Ai começou a entrar no pais a ciência médica ocidental.
O antigo An Ma chinês somente tornou-se reconhecido com uma forma de terapia por volta de 1916 .
Já o Shiatsu foi criado por Tokujiro Namikoshi, por volta de 1929 e foi uma das técnicas mais difundidas no Ocidente. Baseia-se na aplicação de pressão manual e digital sobre a pele, profunda e, as vezes, dolorida, sem considerar os meridianos tradicionais, buscando a prevenção de doenças e manutenção da saúde, através da eliminação da fadiga e estimulação do fluxo energético dos canais energéticos secundários que são:
– 12 canais de energia tendino-musculares;
– 15 canais de energia LUO, que originam-se nos pontos de conexão de acoplados LUO dos meridianos principais.
A palavra Shiatsu vem de “Shi” (dedo) e “atsu” (pressão); logo, pressão com o dedo.
Na verdade, o Shiatsu originou-se do antigo An Ma e Tui-Ná chineses e posso afirmar que se em alguns momentos parecem semelhantes, são na verdade técnicas distintas.
Em 1974, outro terapeuta japonês, chamado Shizuto Matsunaga criou o “Zen Shiatsu!, buscando uma forma menos dolorida para o paciente na aplicação do Shiatsu, trabalhando muito com alongamentos.
Mais tarde um norte-americano criou o “Watsu”, que á a aplicação do Zen-Shiatsu dentro de piscina aquecida.

Felicidades!

Fonte(s):

“Zen Shiatsu”
Autor: Mário Hahara-Pradipto
Editora: Summus editorial

“TUI-NÁ”
Autora: Maria Mercati
Editora Manole
Observação: bom livro, com boas fotos e ilustrações, porém não aborda os “pontos shu antigos”.

From → massoterapia

One Comment
  1. Tenho duvidas qual das duas massagem devo fazer, e voces teriam alguma indicaçao de cursos das duas modalidades? Cristina

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: