Skip to content

Quer acabar com a violência? Ensine música nas escolas

Abril 12, 2010

No meio de tantas notícias ruins, de tantas barbaridades acontecendo nas ruas e do festival de besteiras que assola o Brasil, voltei a lembrar de uma luz no fim do túnel que, infelizmente, ainda não foi colocada em prática: a aprovação por unanimidade – e em decisão terminativa – do projeto de lei que torna obrigatório o ensino de Música nas escolas de educação básica, elaborado há algum tempo pela senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), que a Comissão de Educação, então presidida por Cristovam Buarque (PDT-DF), aceitou como alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.

Segundo a proposta, o ensino de música será ministrado por professores com formação específica na área e as escolas terão três anos letivos para se adaptarem às mudanças. Outro ponto bastante significativo é que a proposta aprovada não determina que a disciplina seja ministrada de maneira independente, mas que seja trabalhada de forma integrada às demais matérias da área de Artes.

 Esta é uma velha tecla na qual venho batendo por anos, mas que só recentemente voltou a ser amplamente discutida até mesmo em audiências públicas. Qualquer pessoa com um mínimo de intelecto sabe que o ensino obrigatório de Música é um consenso não apenas entre os profissionais da área.

 

Molecada que pensa em música hoje não faz besteiras no futuro Tenho certeza absoluta que a agressividade do ser humano está relacionada à falta de sensibilidade e nada melhor que a música para despertar emoções que ajudem a diminuir impulsos de violência. Para você ter uma idéia, algumas escolas que incluíram a Música em seus currículos registraram uma redução drástica na porcentagem de problemas relacionados ao comportamento de seus alunos.

 Isso sem contar o desenvolvimento do raciocínio e da auto-estima das crianças, o que leva certamente a um apelo à socialização. Mais óbvio ainda é que a obrigatoriedade do ensino da disciplina vai garantir um novo mercado de trabalho específico para os músicos brasileiros.

 Agora, pense comigo: não seria muito oportuno pegar carona neste fato e estender o ensino de Música às penitenciárias de todo o País?

por Regis Tadeu / fonte : yahoo

veja a reportagem completa:  http://colunistas.yahoo.net/posts/1310.html

From → Sem categorias

Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: